Clínicas

Selecione...

Região

São Paulo

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

São Paulo/SP

Cimino fisioterapia
Clínica de Saúde
  • End. 1
, - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Quando se deve ir ao Urologista? Rio de Janeiro
Quando se deve ir ao Urologista? Rio de Janeiro

O urologista é o médico responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar o sistema urinário das mulheres e dos homens. O urologista realiza exames de diagnóstico e prevenção de doenças relacionadas ao trato urinário, como câncer de bexiga e infecções urinárias, por exemplo. O estado do Rio de Janeiro reúne diversos  urologistas e para facilitar a sua busca por um profissional certificado e verificado, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Urologista Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que faz o urologista?

O Urologista Rio de Janeiro é o médico responsável por tratar as doenças relacionadas ao sistema urinário de homens e mulheres, além dos órgãos reprodutores masculinos. Assim, o urologista pode tratar de:

  • Impotência sexual; 
  • Ejaculação precoce;
  • Infertilidade; 
  • Pedra nos rins; 
  • Dificuldade em urinar; 
  • Incontinência urinária;
  • Infecções urinárias;
  • Inflamação no trato urinário;
  • Varicocele.

Além disso, o Urologista Rio de Janeiro realiza a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de tumores localizados no trato urinário, na bexiga, nos rins e no sistema reprodutor masculino.

Quando se deve ir ao Urologista?

 

Os homens devem realizar uma consulta com um Urologista Rio de Janeiro anualmente, passando por um check-up e avaliando os órgãos reprodutores masculinos, podendo fornecer o diagnóstico e indicar o tratamento de possíveis disfunções sexuais masculinas.

Outros fatores que devem fazer com que você procure um Urologista Rio de Janeiro são os sintomas que envolvem o sistema urinário, como dificuldades para urinar, dores nos rins, dores durante relações sexuais, em caso de doenças sexualmente transmissíveis, homens a partir dos 50 anos, que devem visitar o Urologista Rio de Janeiro anualmente, mesmo sem apresentar sintomas.

Lembre-se, você pode encontrar urologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Urologista Rio de Janeiro, ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.




Ver matéria
O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo
O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

Diversos motivos podem levar a queda excessiva de cabelos, como doenças endócrinas, predisposição genética, alterações psicológicas, hábitos alimentares, deficiência de ferro no organismo, doenças autoimunes e alterações na estrutura capilar. Em quadros irreversíveis, nas quais o cabelo não responde ao tratamento para evitar a queda, o transplante capilar pode ser a solução para o problema.

O estado de São Paulo é um polo de referência para realização do transplante capilar e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar cirurgiões plásticos, especializados nesse procedimento, ao procurar pelos termos Transplante Capilar São Paulo ou Cirurgião Plástico São Paulo.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao procedimento como Transplante Capilar São Paulo e ao profissional responsável por ele como Cirurgião Plástico São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

O transplante capilar é uma cirurgia minimamente invasiva que visa a implantação de folículos pilosos nas áreas onde não existe cabelo ou onde existe uma menor densidade. Estes folículos são retirados das áreas onde existe cabelo, geralmente da nuca ou das partes laterais do couro cabeludo, transplantando o cabelo de uma área sem predisposição para calvície ou para a região afetada pela falta de cabelo.

 

Qual é a diferença entre implante e transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

O implante capilar é um procedimento cirúrgico feito com fios artificiais, enquanto o transplante capilar utiliza os fios do próprio paciente, advindos de uma região que não é afetada pela calvície, geralmente da parte lateral inferior do couro cabeludo.

No implante capilar, os fios sintéticos enxertados na área afetada apresentam um resultado imediato, entretanto, em pouco tempo, o organismo passa a rejeitar esses implantes, já que o material utilizado não é 100% biocompatível.

No entanto, o transplante capilar utiliza os folículos pilosos do próprio paciente, conforme explicado acima e por isso, os resultados são satisfatórios e naturais, sem rejeição.

 

Cirurgia capilar  é indicada para quais situações? - Transplante Capilar São Paulo

Os homens procuram o procedimento mais do que as mulheres, pois são mais afetados pela calvície. Segundo a Organização Mundial da Saúde, metade da população masculina pode perder grande parte dos seus fios até os 50 anos de idade. Essa disfunção do couro cabeludo pode ser causada por herança genética, sendo que, nos indivíduos predispostos, a enzima 5-alfa-redutase reage com a testosterona e resulta em di-hidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pelo afinamento dos fios e que consequente, gera a queda dos fios.

Entretanto, apesar da calvície ser o principal motivo que leva homens e mulheres a optar pelo procedimento cirúrgico, ele também é indicado para casos de alopecia de tração, cicatrizes no couro cabeludo, transplante de barba e transplante de sobrancelha. Para decidir o melhor tratamento, no entanto, é necessário que o paciente passe por uma avaliação criteriosa com o Cirurgião Plástico São Paulo, que poderá diagnosticar o problema com precisão e indicar a forma de tratamento mais adequada.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que nem todos os candidatos são elegíveis para o procedimento, devido a patologias associadas que possam interferir nos resultados do procedimento, como por exemplo:

  • Mulheres com de perda em todo o couro cabeludo;
  • Alopecia areata grave;
  • Indivíduos com poucas zonas de cabelo “doador”;
  • Pessoas com grandes cicatrizes no couro cabeludo;
  • Doentes cuja perda de cabelo é provocada por alguma medicação ou por outro tratamento.

 

Como é feito um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

O transplante é efetuado com o uso anestesia local, permitindo que o paciente sinta o mínimo de dor durante e após o procedimento. O transplante capilar segue as seguintes etapas:

  1. Identificação das zonas doadoras, de onde são retirados os folículos saudáveis, e zonas receptoras, afetadas pela perda de cabelo e onde serão implantados os folículos pilosos saudáveis;
  2. Aplicação de anestesia local na área doadora;
  3. Extração das unidades foliculares, que variam em quantidade dependendo do utente e da técnica utilizada;
  4. Armazenamento das unidades foliculares numa solução apropriada;
  5. Preparação das unidades ao microscópio;
  6. Conservação dos folículos até à implantação nas zonas afetadas pela queda de cabelo.

Além disso, existem duas técnicas principais que o Cirurgião Plástico São Paulo pode optar para realização do transplante capilar: a FUT e a FUE.

  • FUT (Follicular Unit Transplantation)

No método FUT, o Cirurgião Plástico São Paulo extrai unidades foliculares da zona doadora através de uma incisão grande, realizada para retirar uma amostra do couro cabeludo que, posteriormente, é dividida em pequenas secções antes de serem implantadas na zona receptora. Este método possui uma duração que varia, geralmente, entre 5 a 6 horas.

  • FUE (Follicular Unit Extraction)

No método FUE, os folículos capilares são extraídos diretamente da zona doadora, através de múltiplas incisões de pequeno porte. Após a extração, o Cirurgião Plástico São Paulo faz pequenos cortes com uma lâmina ou agulha na área receptora do couro cabeludo, através dos quais são colocados os folículos saudáveis. Este método é mais demorado, com duração que varia de 6 a 10 horas, dependendo da quantidade de unidades foliculares obtidas.

O transplante também pode ser efetuado na barba e sobrancelhas, usando as mesmas técnicas descritas anteriormente.

 

Pós-operatório no transplante capilar - Transplante Capilar São Paulo

Realizado o transplante, o couro cabeludo pode estar permanecer dolorido e sensível por alguns dias, fazendo com que seja necessária a prescrição de alguns medicamentos, como por exemplo:

  • Analgésicos para aliviar a dor;
  • Antibióticos para reduzir o risco de infeção;
  • Medicamentos anti-inflamatórios para manter o inchaço do couro cabeludo controlado.

É normal que os folículos transplantados venham a cair, duas ou três semanas após a cirurgia, abrindo caminho para que novos fios cresçam. Os resultados após o transplante capilar são “quase” definitivos, desde que seja realizado um acompanhamento com o Cirurgião Plástico São Paulo. O processo de cicatrização fica completo ao fim de 3 a 4 dias, sem deixar qualquer cicatriz visível.

Lembre-se: Você pode encontrar cirurgiões plásticos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos  Transplante Capilar São Paulo ou Cirurgião Plástica São Paulo. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Quais são os sintomas da intolerância alimentar? - Nutricionista Vila Mariana
Quais são os sintomas da intolerância alimentar? - Nutricionista Vila Mariana

Quando nos referimos ao termo "hipersensibilidade alimentar", estamos tratando de alergias e intolerâncias alimentares, que embora apresentem alguns sintomas em comum, são problemas totalmente diferentes.

 

A intolerância alimentar é uma resposta não tóxica do organismo à ingestão de determinados alimentos, em função de uma dificuldade no processo digestivo.

 

Distinguir uma intolerância alimentar de uma alergia não é uma tarefa fácil e requer que o paciente passe por uma minuciosa avaliação médica, por isso é importante buscar ajuda especializada em caso de suspeita de intolerância.

 

A Zona Sul do estado de São Paulo (Região que engloba os bairros: Campo Limpo, Capão Redondo , Capelinha , Chácara Santo Antônio, Cursino, Guarapiranga, Jardim Marajoara, Jd. Prudência, Sacomã, Socorro, Vila das Belezas e Vila Mariana) é um polo de referência para realização do exame de bioimpedância e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas certificados e prontos para te atender.

 

Busque pelos termos Nutricionista Vila Mariana ou  Intolerância Alimentar Vila Mariana (separadamente) em nosso buscador e encontre um profissional próximo a sua localidade. Você também pode trocar o nome da cidade (Vila Mariana) pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Intolerância alimentar: o que é? - Nutricionista Vila Mariana

Uma das principais etapas durante a digestão de um alimento é a absorção dos nutrientes. Na intolerância alimentar, os pacientes apresentam uma dificuldade ou incapacidade para absorver estes nutrientes, resultando em um desconforto extremo associado a outros sintomas.

 

A intolerância alimentar pode surgir a qualquer momento na vida do paciente, sendo mais frequente conforme ele envelhece. Isso se justifica porque a produção das enzimas utilizadas na decomposição dos alimentos diminui conforme envelhecemos, tornando o processo de digestão mais lento.

 

Os alimentos que provocam a intolerância são reconhecidos pelo organismo como estranhos e agressores, desencadeando uma reação imunológica com origem no intestino. Logo, são combatidos pelo sistema imunológico e se não forem neutralizados,  serão depositados em órgãos ou tecidos gerando processos inflamatórios e uma série de sintomas.

 

Quais são os sintomas da intolerância alimentar? - Nutricionista Vila Mariana

Em decorrência da dificuldade para a absorção de nutrientes, o organismo passa a reter e acumular as substâncias no estômago, o que resulta em sintomas como cólicas, dor de cabeça, cansaço excessivo, náuseas e vômitos, dor abdominal, barriga inchada, necessidade iminente de defecar associada à diarreia, sensação de queimação no estômago, dor muscular, dor nas articulações, vermelhidão e coceiras na pele.

 

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas, de uma maneira geral, estão associados ao sistema digestivo. Os pacientes que sofrem com intolerância alimentar podem sentir alguns desses sintomas logo após consumir o alimento ao qual possui intolerância. No entanto, em alguns casos o paciente pode ingerir pequenas quantidades do alimento em questão sem apresentar nenhum sintoma.

 

O diagnóstico é realizado através da análise dos sintomas apresentados e pode ser confirmado por meio de alguns exames, como o exame sangue, por exemplo. Buscar ajuda médica especializada de um Nutricionista Vila Mariana é fundamental para identificar o alimento que está provocando a intolerância.

 

Quais são os principais causadores da intolerância alimentar? - Nutricionista Vila Mariana

A intolerância alimentar pode ser desencadeada por diversos alimentos e por isso, é importante estar atento ao que se come e ao desenvolvimento ou não de sintomas após o consumo. Os principais causadores da intolerância alimentar são:

 

  • Trigo, cevada e centeio: O glúten presente nesses alimentos possui um enorme potencial para desencadear um processo de intolerância alimentar.

 

  • Alimentos de origem animal: Peixes, mariscos, leite e seus derivados, entre outros.

 

  • Alimentos de origem vegetal: Couve, espinafre, nozes, banana, tomate e morango.

 

  • Chocolate, café e refrigerantes à base de cola: A intolerância provocada por estes alimentos é de fácil identificação, pois rapidamente surgem os sintomas.

 

  • Castanha e amendoim: As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus, que em condições favoráveis, crescem em certos alimentos. As aflatoxinas podem resultar em alergias graves

 

  • Aditivos alimentares: Por serem altamente industrializados, realçadores, aromatizantes e conservantes podem provocar quadros de intolerância alimentar.

 

Como é realizado o tratamento da intolerância alimentar? - Nutricionista Vila Mariana

Na maioria dos casos, ao excluir o alimento da dieta por tempo determinado e tratar a mucosa intestinal para que a microflora se recomponha, o quadro de intolerância é amenizado e o alimento poderá até mesmo ser reintroduzido à rotina do paciente, que deve regular sempre a quantidade e a frequência na qual é consumido.

 

O paciente também deverá observar se os alimentos que consome contém traços do responsável pela intolerância, o que pode levar ao surgimento dos sintomas. Além disso, de acordo com o tipo de intolerância, o Nutricionista Vila Mariana poderá indicar o uso de medicamentos que contenham enzimas digestivas.

 

O consumo desses medicamentos será indicado para quando o paciente for realizar uma refeição que contenha o alimento associado à intolerância ou traços dele.

 

Qual a diferença entre a intolerância e alergia alimentar? - Nutricionista Vila Mariana

A alergia alimentar, diferentemente da intolerância alimentar, ocorre quando o organismo tenta se defender da entrada de certos alimentos, mesmo que em pequenas quantidades, produzindo anticorpos para combatê-lo. Dessa forma, os sintomas têm início imediatamente após a ingestão do alimento.

 

O sintoma mais grave da alergia alimentar é o choque anafilático, que se não for tratado rapidamente, pode levar o paciente a óbito.

 

Conclusão

A intolerância alimentar é uma doença que pode acometer pessoas de qualquer idade e de forma súbita. Cortar por completo a ingestão dos alimentos responsáveis pode desencadear a intolerância é a melhor maneira de impedir a doença e reverter os seus sintomas.


Em caso de suspeita de intolerância alimentar, lembre-se: Você pode encontrar Nutricionistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando os termos Nutricionista Vila Mariana.

Ver matéria
Nutrição Esportiva: Em que consiste a área? - Nutricionista Zona Sul/SP
Nutrição Esportiva: Em que consiste a área? - Nutricionista Zona Sul/SP

O esporte e a nutrição são áreas que possuem uma relação íntima, se complementando e fazendo com que seja difícil pensar em uma sem atrelar o pensamento também a outra. Hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, são fundamentais para aumentar o desempenho físico e o rendimento de atletas ou como de praticantes de atividades físicas. Nesse sentido, é importante entender como a Nutrição Esportiva pode facilitar a conduta do atleta diante das atividades que o mesmo deve desempenhar, visando manter ou elevar a sua performance.

 

Cada indivíduo possui necessidades nutricionais únicas, que devem ser calculadas através de protocolos específicos, considerando os exercícios e a performance que aquele sujeito precisa alcançar no seu dia a dia, seja durante os treinos, em competições ou apenas para manter o ritmo do metabolismo.

 

A Zona Sul do estado de São Paulo (Zona Sul/SP que engloba os bairros: Campo Limpo, Capão Redondo , Capelinha , Chácara Santo Antônio, Cursino, Guarapiranga, Jardim Marajoara, Jd. Prudência, Sacomã, Socorro, Vila das Belezas e Vila Mariana) é um polo de referência para realização do exame de bioimpedância e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas Esportivos certificados e prontos para te atender.

 

Busque pelos termos Nutricionista Vila Zona Sul/SP ou  Nutrição Esportiva Zona Sul/SP (separadamente) em nosso buscador e encontre um profissional próximo a sua localidade. Você também pode trocar o nome da cidade (Zona Sul/SP) pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Nutrição Esportiva: Em que consiste a área? - Nutricionista Zona Sul/SP

A nutrição esportiva é uma das áreas de especialização da nutrição, onde os profissionais atuam em prol de orientar individualmente um atleta ou uma equipe de competidores que disputam campeonatos esportivos, sejam eles  de níveis mais elevados ou com fins recreativos.

 

Além de acompanhar e aconselhar os atletas ou as equipes sobre alimentação e exercícios físicos, o Nutricionista Esportivo Zona Sul/SP também pode prescrever o uso de suplementos, vitaminas e minerais para que os atletas possam alcançar os objetivos desejados.

 

O Nutricionista Esportivo Zona Sul/SP está capacitado para compreender a composição corporal adequada de um atleta de acordo com a sua modalidade esportiva, podendo assim planejar uma dieta específica para o dia a dia daquele atleta e propiciar um melhor desempenho, a perda ou ganho de peso, o ganho de massa muscular e a definição muscular.

 

Nutrição Esportiva: Como melhorar o desempenho do atleta? - Nutricionista Zona Sul/SP

Através do acompanhamento nutricional esportivo, o atleta ou o praticante de atividade física será capaz de manter um excelente estado nutricional e apresentar uma formação de energia muito mais rápida, passando por um aumento de rendimento e apresentando ainda uma recuperação muscular muito mais acelerada, podendo cumprir assim a sua rotina de treinos sem provocar prejuízos à sua saúde.

 

O Nutricionista Esportivo Zona Sul/SP, por meio da elaboração de um plano alimentar, poderá possibilitar ao atleta a um ótimo estado de conservação de micro e macronutrientes, assim como de compostos bioativos, que são de fundamental importância para: Formação de energia;

  • Aumento da imunidade;
  • Combater o estresse oxidativo e reduzir assim os riscos de lesões musculares e articulares;
  • Aumentar a produção hormonal;
  • Corrigir desequilíbrios intestinais.

 

O consumo de gorduras, carboidratos e proteínas deve ser regulado pelo Nutricionista Esportivo Zona Sul/SP, visando fornecer ao corpo combustível suficiente para manter a energia necessária para realização das práticas esportivas.

 

A ingestão de gorduras fornece ao atleta ácidos graxos que podem ser utilizados como uma fonte de energia durante sessões de treino de longo período. A ingestão de carboidratos é essencial para prevenir a fadiga muscular.

 

Já a ingestão de proteínas é fundamental para construir novos tecidos musculares, principalmente durante a realização de treinos de resistência e musculação, onde o corpo exige grande quantidade de proteína.

 

Nutrição Esportiva: Quais são os principais erros alimentares cometidos pelos atletas na prática esportiva? - Nutricionista Zona Sul/SP

Existem três erros alimentares comuns entre os atletas e praticantes de atividade física: o consumo de suplementos alimentares sem orientação profissional, o consumo excessivo de proteínas e o consumo exagerado de carboidratos.

 

Uma alimentação incorreta pode prejudicar o atleta e dificultar para que este alcance os seus objetivos,  reduzindo o rendimento físico e aumentando o tempo de recuperação muscular após cada treino.

 

Conclusão: A importância do Nutricionista Esportivo - Nutricionista Zona Sul/SP

O consumo incorreto de alimentos e suplementos pode ser extremamente prejudicial para o atleta, o que ressalta a importância do acompanhamento nutricional esportivo para que os efeitos desejados sejam alcançados e a saúde do atleta preservada.

 

O Nutricionista Esportivo Zona Sul/SP poderá trabalhar com cada paciente de forma individualizada, considerando sempre as necessidades daquele atleta, quais são as ações que podem contribuir para um aumento de performance e quais serão as orientações para contribuir no seu dia a dia. O acompanhamento nutricional não contribui apenas para uma melhora na performance, mas também para um melhor estado de saúde do atleta.

Ver matéria
Perca de peso Zona Sul / São Paulo
Perca de peso Zona Sul / São Paulo

Texto escrito por: Susan França Guimarães - Nutricionista São Paulo

 

Primeira coisa que você precisa entender é que DIETA significa estilo de vida, modo de vida, educação alimentar ou seja, para emagrecer você precisa de um modo de vida com hábitos alimentares que te levem a esse objetivo.

Não estou dizendo que você precisa fazer dieta restritiva ao extremo para emagrecer, jejum intermetente, dietas sem acompanhamento profissional, dieta da amiga, da internet…

É fato que para emagrecer você precisa de DÉFICIT CALÓRICO, ou seja comer menos e gastar mais energia.

Mas como assim nutri se você fala que podemos emagrecer sem o fardo das dietas restritivas….isso mesmo RESTRITIVAS…pois acredito que podemos comer com equilíbrio, respeitando e entendendo os sinais de fome e saciedade, fazendo boas escolhas e que nutram nosso corpo, você pode comer com prazer, com consciência, com a estratégia que mais se adequa a sua rotina e realidade. Sem sofrimento!

Você só conseguirá seguir uma alimentação que melhor se adequar ao seu estilo de vida!

Cuide do seu corpo, você mora nele!

São vários os hábitos que você pode adotar para cuidar melhor do seu corpo e mantê-lo saudável:
-Manter uma alimentação equilibrada;
-Praticar uma atividade ou exercício físico;
-Tirar um tempo pra relaxar;
-Cuidar da sua saúde física e mental.

Meus locais de atendimento ficam em São Paulo, no bairro Ipiranga próximos a estação de metrô Sacomã.

Ver matéria
A importância do Nutricionista Esportivo - Nutricionista São Paulo
A importância do Nutricionista Esportivo - Nutricionista São Paulo

O esporte e a nutrição são áreas que possuem uma relação íntima, se complementando e fazendo com que seja difícil pensar em uma sem atrelar o pensamento também a outra. Hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, são fundamentais para aumentar o desempenho físico e o rendimento de atletas ou como de praticantes de atividades físicas.

 

Nesse sentido, é importante entender como a Nutrição Esportiva pode facilitar a conduta do atleta diante das atividades que o mesmo deve desempenhar, visando manter ou elevar a sua performance.

 

Cada indivíduo possui necessidades nutricionais únicas, que devem ser calculadas através de protocolos específicos, considerando os exercícios e a performance que aquele sujeito precisa alcançar no seu dia a dia, seja durante os treinos, em competições ou apenas para manter o ritmo do metabolismo.

 

O estado de São Paulo é um polo de referência para nutricionistas especializados em nutrição esportiva e no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas Esportivos certificados e prontos para te atender.

 

Busque pelos termos Nutrição Esportiva São Paulo ou Nutricionista São Paulo em nosso buscador e encontre um profissional próximo a sua localidade.

 

Você também pode trocar o nome da cidade (São Paulo) pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Nutrição Esportiva: Em que consiste a área? - Nutrição Esportiva São Paulo

A nutrição esportiva é uma das áreas de especialização da nutrição, onde os profissionais atuam em prol de orientar individualmente um atleta ou uma equipe de competidores que disputam campeonatos esportivos, sejam eles de níveis mais elevados ou com fins recreativos.

 

Além de acompanhar e aconselhar os atletas ou as equipes sobre alimentação e exercícios físicos, o Nutricionista Esportivo também pode prescrever o uso de suplementos, vitaminas e minerais para que os atletas possam alcançar os objetivos desejados.

 

O Nutricionista Esportivo está capacitado para compreender a composição corporal adequada de um atleta de acordo com a sua modalidade esportiva, podendo assim planejar uma dieta específica para o dia a dia daquele atleta e propiciar um melhor desempenho, a perda ou ganho de peso, o ganho de massa muscular e a definição muscular.

 

Nutrição Esportiva: Como melhorar o desempenho do atleta? - Nutrição Esportiva São Paulo

Através do acompanhamento nutricional esportivo, o atleta ou o praticante de atividade física será capaz de manter um excelente estado nutricional e apresentar uma formação de energia muito mais rápida, passando por um aumento de rendimento e apresentando ainda uma recuperação muscular muito mais acelerada, podendo cumprir assim a sua rotina de treinos sem provocar prejuízos à sua saúde.

 

O Nutricionista Esportivo, por meio da elaboração de um plano alimentar, poderá possibilitar ao atleta a um ótimo estado de conservação de micro e macronutrientes, assim como de compostos bioativos, que são de fundamental importância para:

 

  • Formação de energia;
  • Aumento da imunidade;
  • Combater o estresse oxidativo e reduzir assim os riscos de lesões musculares e articulares;
  • Aumentar a produção hormonal;
  • Corrigir desequilíbrios intestinais.

 

O consumo de gorduras, carboidratos e proteínas deve ser regulado pelo Nutricionista Esportivo, visando fornecer ao corpo combustível suficiente para manter a energia necessária para realização das práticas esportivas.

 

A ingestão de gorduras fornece ao atleta ácidos graxos que podem ser utilizados como uma fonte de energia durante sessões de treino de longo período. A ingestão de carboidratos é essencial para prevenir a fadiga muscular.

 

Já a ingestão de proteínas é fundamental para construir novos tecidos musculares, principalmente durante a realização de treinos de resistência e musculação, onde o corpo exige grande quantidade de proteína.

 

Nutrição Esportiva: Quais são os principais erros alimentares cometidos pelos atletas na prática esportiva? - Nutrição Esportiva São Paulo

Existem três erros alimentares comuns entre os atletas e praticantes de atividade física: o consumo de suplementos alimentares sem orientação profissional, o consumo excessivo de proteínas e o consumo exagerado de carboidratos.

 

Uma alimentação incorreta pode prejudicar o atleta e dificultar para que este alcance os seus objetivos, reduzindo o rendimento físico e aumentando o tempo de recuperação muscular após cada treino.

 

Conclusão: A importância do Nutricionista Esportivo - Nutrição Esportiva São Paulo

O consumo incorreto de alimentos e suplementos pode ser extremamente prejudicial para o atleta, o que ressalta a importância do acompanhamento nutricional esportivo para que os efeitos desejados sejam alcançados e a saúde do atleta preservada.

 

O Nutricionista Esportivo poderá trabalhar com cada paciente de forma individualizada, considerando sempre as necessidades daquele atleta, quais são as ações que podem contribuir para um aumento de performance e quais serão as orientações para contribuir no seu dia a dia. O acompanhamento nutricional não contribui apenas para uma melhora na performance, mas também para um melhor estado de saúde do atleta.

Lembre-se: Você pode encontrar Nutricionistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando os termos Nutricionista Esportivo São Paulo.

 

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA